quarta-feira, 20 de abril de 2016

CACIQUE DANIEL PITAGUARY


Nome Registrado na historia indígena do Ceara e na memoria de muitos parentes, colegas, amigos e companheiros de batalhas nas grandes lutas pelos direitos indígenas, sempre estará com o seu povo e com as outras etnias do estado do ceara e do Brasil.  



Na véspera do Dia do Índio, a comunidade indígena cearense sofre um duro golpe ao perder um de seus principais expoentes. Morreu nesta segunda-feira, 18, cacique Daniel, 65, líder do povo pitaguary há 29 anos. Ele era uma das mais influentes lideranças do Nordeste na luta por demarcação de terras e garantias de direitos dos povos indígenas.



Cacique Daniel estava há quatro dias internado no Instituto Dr. José Frota com problemas nos rins. Ele deixa como legado a demarcação da reserva pitaguary, em Maracanaú, na qual foi um dos principais responsáveis. Antes de seu falecimento, a luta de Daniel Pitaguary era pela homologação dessas terras por parte do Governo Federal.



"Uma perda inestimável e amanhã (terça-feira) é Dia do Índio. O cacique Daniel tinha uma espiritualidade muito presente. Esteve em todos os processos de luta dos povos indígenas. A luta dele resultou em uma portaria demarcatória para a reserva dos pitaguary. Isso gerou uma sustentabilidade e uma segurança jurídica do povo pitaguary", relembra Weibe Tapeba, responsável pela Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Ceará (Copice) 



Sem comentários:

Enviar um comentário