Jornal Escolar Kanindé


Jornal Kanindé                                        2ª edição   
Acesse: escolakaninde-indio.blogspot.com

Dia Mundial da Energia – 29 de Maio

24 05 2008

      No dia 29 de Maio comemora-se o Dia Nacional da Energia.
No dia-a-dia são muitos os exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa, refletindo-se esse facto na redução das contas da electricidade  e numa melhor qualidade de vida para todos.


29 de Maio de 2012

Coroação da comunidade Fernandes

       A coroação dos Fernandes para mim foi uma das mais bonitas das últimos anos Costume desde muitos anos pelos mais velhos da comunidade. Que pena que tinha poucas pessoas de fora para ver. A coroação contou com a presença do Vigário Paroquial Pe. Jares que celebrou a Santa missa. Entre a Missa e a Coroação a comunidade mostrou sua organização, empenho e dedicação realizando uma grande festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
Aluno: Edvan, 1º ano EM   



  Reforma do Museu indígena Kanindé

Hoje constantemente o assunto mais falado na nossa comunidade é a reforma do museu dos Cascudos-de-aranha. Onde é encontrado toda a nossa história, desde a origem dos índios Kanindés até a primeira peça que foi fundamental para o surgimento do museu. O museu deu-se origem de uma pequena pedra que foi encontrada pelo fundador do próprio museu Sr. José Maria Pereira dos Santos mais conhecido como Sotero o cacique da aldeia. Recentemente um historiador chamado Alexandre veio até a nossa comunidade para fazer um excelente trabalho que foi constituído com a ajuda de alguns alunos da escola indígena Kaninde de Aratuba. Atualmente no dia 18 de Maio comemoramos o dia dos museus incluindo também o nosso que algumas das lideranças fizeram questão de repassar seus conhecimentos, como surgiu; quem o criou, essas foram umas das questões fundamentais para o acontecimento do evento. Outra questão que foi discutida foi a entrega de uma peça que hoje já está situada como a mais recente peça do museu que se chama Machadinha.
Alunas: Camila e Bruna,  1º ano EM 


A Vida escolar indígena Kanindé

O  método de ensino da escola Kanindé visa estabelecer uma melhor compreensão para nós alunos aprofundarmos nossos conhecimentos. A nossa aprendizagem vem sendo um dos fatores de maior importância, para que venhamos conhecer um pouco mais de nossas raízes, a cada momento estamos aprendendo coisas novas que nos ajudam a expôr nossas dúvidas e a compreender cada detalhe de nossas aulas. E a cada surgimento de dúvidas o professor estar junto a nós nos ensinando e aprendendo com a gente.
" visão da aluna": Marta,  1º ano EM 


Nesta Terça-feira alunos irão participar de uma palestra, no qual o tema será TABAGISMO, acontecerá aqui mesmo na escola Indígena Kanindé. Terá início as 13:00Hs, com a participação de todos os alunos da escola.  
Tempo comunidade
Todos os meses alunos participam do Projeto Tempo Comunidade, o mesmo acontece na primeira ou segunda semana de cada mês, neste mês os alunos do Ensino fundamental receberam como seus tutores  alunos do Ensino Médio,e pra mim que sou aluna do Médio foi uma experiencia de aprendizagem. 

Aluna: Rafaela, 1º ano EM












1 comentário:

  1. Verifiquei que a última postagem do jornal Kanindé foi no ano de 2012. Gostaria de informações atuais sobre o mesmo. Ainda está sendo trabalhado??? Quem é a pessoa responsável com quem eu possa conversar a respeito??? Grata, Racquel Valério

    ResponderEliminar