quinta-feira, 29 de maio de 2014

Escola Indígena de Fernandes é destaque na I Gincana Ecológica do Maciço de Baturité

A Escola Indígena Kanindé agradece a todos que contribuíram para este momento, principalmente os patrocinadores da equipe, PROTETORES DA MÃE TERRA, que mostrou todo seu potencial.























Escola Indígena Kanindé é destaque na I Gincana Ecológica do Maciço de Baturité, o evento aconteceu no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia – UECE – Pacoti.






















O objetivo principal da gincana é incentivar a integração de alunos de escolas públicas estaduais no âmbito do Maciço de Baturité a cuidar do patrimônio histórico-cultural e proteger o meio ambiente de forma lúdica, através de promoções artísticas como meio de resgate de valores presentes na cultura local.























As atividades desenvolvidas na gincana foram: 

01. Apresentação do projeto científico através de um Banner, que mostrava as questões ambientais do território e as atividades desenvolvidas pela escola. 


02. Apresentação de um desenho que foi produzido pelo Aluno da EJAPedro Henrique, o desenho que simbolizava as araras Canindé. A simbologia da arara também denomina o nome da etnia Kanindé em lembrança a um cacique ancestral que assim se chamava por ser tão bonito e tão barulhento - como estas araras.


02. Desfile com materiais reutilizáveis, como um vestido produzido com copos descartáveis. 


03. Grito de guerra e apresentação de um mascote e a cor, sendo que a cor escolhida pela equipe foi o amarelo que simboliza e significa a luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. 


04. Apresentação cultural com uma dança que simbolizava os quatro elementos da natureza: terra, fogo água e ar.  

A equipe foi batizada como protetores da mãe terra. Que com toda sua guarra e determinação foi a 3ª colocada. Ganhando um Passeio para o Parque Botânico. 

Com informações de Antonio Nilton Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário