segunda-feira, 4 de março de 2013

Oficina de Arqueologia e Antropologia.

 

          Começou na manhã desta terça feira dia 26 de fevereiro de 2013, a oficina de introdução a arqueologia e antropologia para os membros do núcleo educativo do ponto de memória: museu indígena kanindé , realizado pelo antropólogo francês: Pierre Morél. atividades realizadas em campo de pesquisa com os membros para entenderem como funciona a formação da arqueologia e principalmente da antropologia de aspectos da formação cultural kanindé.
                                                    Alunos em pesquisa de campo.
          Dentre as atividades realizadas foram feitas a marcação do local e especificadas todas as formas de monitoramento da pesquisa arqueológica, diante do estudo realizado seria para apresentação em aula para os alunos da escola indígena Manoel Francisco dos santos durante o turno da tarde.
                                           Aluno realizando marcação da área de pesquisa.

          Grandes momentos foram realizado ate que em uma das  áreas de marcação pesquisada um objeto de cerâmica foi encontrado e chamou muita atenção pela sua forma de como estava no chão. Um pequeno vaso de barro encontrado próximo a antiga cerâmica que tinha na comunidade indígena Fernandes antigamente, foi de uma amplitude muito grande e de grande emoção para os alunos que falavam sempre que passavam lá e nunca se atentaram para a importância  do que ali existia.

                          Objeto de cerâmica encontrado pelo grupo de estudo e pesquisa.
Abaixo fotos imagens das atividades realizadas:
                           Participantes discutem como irão realizar a atividade de pesquisa.
                                       Professor explica como se realiza a marcação do local.
                                            Alunos observam local de pesquisa.
                                      Realização de escrita sobre os objetos encontrados.
                                              Local marcado para pesquisa do objeto.
                                    Realização do desenho do objeto encontrado em pesquisa.
                                                   Realização do campo de pesquisa.
             Finalização do trabalhos verificação dos objetos para apresentação durante a tarde. A presente oficina tem a sua continuidade com os membros do núcleo educativo durante toda a semana até sábado na serra do rajado onde o grupo busca registrar achados arqueológicos sobre a cultura indígena kanindé, a atividade termina no sábado com uma caçado no mato de armação de quixó para pegar punaré e mocó para serem degustados ne noite de roda de conversa com os guardiões da memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário