segunda-feira, 4 de março de 2013

“Antropologia, Arqueologia e Reivindicação em Contexto Indígena”

 
No periodo de 26 a 28 de Fevereiro de 2013, os alunos da Escola Indigena Manoel Francisco dos  Santos  do 6º ano a  3ª Serie do ensino Medio  participaram de uma palestra com o tema: 
 “Antropologia, Arqueologia e Reivindicação em Contexto Indígena”

Palestrante: Pierre Christian Morel – Mestre em Antropologia – Université Lumière Lyon 2
 
Nacionalidade   Francês

Local: Aldeia Fernandès – Povo Indígena Kanindé de Arratuba - Escola Manoel Francisco dos Santos
 
 

Breve resumo:

            O papel desses minicurso é apresentar aos alunos as possibilidades oferecidas pelas pesquisas Cientificas em contexto indigenista para o processo de revalorização da identidade cultural e a perenização da memoria coletiva de um povo indígena.

A complexidade dos conteúdos didáticos serão adaptados em função da idade e do nível das turmas dos alunos

Conteúdo indicativo:

26/02/2013

1° - O que são a Antropologia e a Arqueologia e como inscrever essas Ciências dentro do contexto da historia das Ciências. A Pesquisa de campo. As noções de patrimônio material e imaterial.  Os Museus e a evolução deles ao longe da historia

27/02/2013

2° - Antropologia e Arqueologia dentro do contexto de pesquisa indigenista.  A Antropobiologia. As origens dos povos indígenas. O aspecto politico e social da pesquisa indigenista no mundo e no Brasil. O dever de memoria.

3° - Antropologia e Arqueologia em contexto de resgate cultural e de luta para o reconhecimento. A coleta de artefatos e o registro deles. A criação dos museus comunitários. A caracterização dos artefatos. As pesquisas genéticas, determinação genealógica e caracterização da ocupação do território. Conclusão.

28/02/2013

Pesquisa de campo em situação real com os alunos do nucleo educativo do museu indígena Kanindé. apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do nucleo para os alunos da escola indígena.

Sem comentários:

Enviar um comentário