quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tempo comunidade de Maio 2012



Medicinas Tradicionais do Povo Kanindé


     Como de costume, alunos kanindé estão desde segunda feira em campo, pesquisando o tema Medicina Tradicional, indo até as casas dos verdadeiros conhecedores da medicina tradicional do povo.






Entrevista com rezadeira da aldeia balança
Ao chegar à residência da rezadeira, na comunidade Balança, nos deparemos com muitas pessoas, na qual pedimos permissão para entrevista-la, então começamos a entrevista, com Dona Maria Mendes de Abreu que é mais conhecida na região como “Dona Maria rezadeira”, fala que começou a rezar com 10 anos de idade em seus irmãos, relata que cura todos os doentes que chegam em sua casa,  na hora que de sua rezar fica concentrada nos encantados e quer que ninguém fale, para não o desconcentrar. 

E diz que quem cura não é ela e sim Deus, e que esta curando porque Deus deu essa missão, relata também que não pretende repassar os seus conhecimentos para outra pessoa porque não pode, por que esse dom foi designado a ela e se ela repassar ela não pode mais curar porque a sua reza não terá mais forças, quando fica doente ela fala que ela mesma se cura, não vai ao médico e que os guias dela cura.

Já os remédios caseiros  não aprendeu a fazer com ninguém, mas sim Deus que deu o dom e a sabedoria para que ela faça os remédios, Fala também que já curou dois leprosos, dois médicos e entre outras graças já sucedidas.

Texto: Nedson Gomes e Carleone Vieira, Alunos 2º ano EM e tutores alunos E. Fundamental 




"As plantas sempre foram usadas pelos índios para cura. Eles foram os primeiros a perceberem que alguns vegetais poderiam curar"





Sem comentários:

Enviar um comentário