quarta-feira, 2 de maio de 2012

Intercambio Cultural Em Aquiraz




Escola Indígena Jenipapo Kanindé

       A visita à aldeia Jenipapo Kanindé teve como objetivo conhecer a aldeia, e seus costumes, ao mesmo tempo repassa- ló um pouco da história e vivencia dos kanindés. Começamos com uma visita no museu onde foi explicado por Alunos da escola Jenipapo, que abordaram os fatos de sua comunidade, e os alunos kanindé observaram as peças do museu que é mostrado através de peças antigas da comunidade, armadilha para a prática da caça, artesanato e fotografias. Falaram Também sobre as suas lutas, principalmente contra a fábrica da Ypióca, que é uma de suas inimigas por estarem tirando e poluindo a água da lagoa encantada.



  



Guardiã da memoria, de nome Pequena, mas uma grande guerreira que sempre lutou pelos direitos de seu povo, relata que no começo sofreu muito com o preconceito diante dos homens da própria comunidade por ser mulher e querer ser cacique. E quebrou esse preconceito, levantou a voz e disse “Se eu estou aqui é por que fui enviada por Pai TUPÃ e ninguém vai me e impedir de ser o que tenho vontade”.








Um dos costumes que desde muitos anos vem sendo praticado pelo povo Jenipapo é a prática da farinhada, no qual os alunos foram até o local da casa de farinha para conhecer o processo da mesma, explicada por um agricultor da comunidade. E no final das explanações os alunos ainda saborearam comendo beiju e farinha. 


A lagoa Encantada é um lugar sagrado para seu povo, pois é dela que o povo sobrevive através da pesca de mão e de galão. No período de pesca é uma festa na comunidade, principalmente das crianças, pois gostam muito de pescar com as mãos.
Já o morro do Urubu é um local em que sentimos a força da natureza, lugar onde habitava multidão de moreninhos e todos que passavam nesse local chamava de morro do urubu.
Habitava grandes quantidades de aves e animais, e com o passar dos tempos com a chegada dos desconhecidos e aventureiros, esses animais deixaram suas habitações nativas, uma perda muito grande para o povo, pois com esses animais cantando dava alegria ao povo. 




Alunos da Escola Kanindé apresentado a comunidade


Para finalizar essas trocas de informações de cultura e saberes, alunos da escola kanindé apresentaram um pouco da história do povo, abordando a cultura do povo, seus costumes, memória kanindé que é o museu kanindé e as organizações da comunidade. 

Seu Chiquinho Liderança da comuniade

Sem comentários:

Enviar um comentário