sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MISI PITAKAJÁ

O tão esperado momento pelos professores indígenas, diretores e liderança chegou, o inicio do curso superior dos povos pitaguary, tapeba, kanindé, jenipapo e anacé terá inicio no proximo dia 09/08/2010 na escola chuí do povo pitaguary no municipio de maracanaú, esse momento era esperado com muito anceio pelas comunidades pois é um fato histórico no ceará e paras as escolas indígenas terem professores com formação especifica para atuarem dento das escolas de seu povo.
A primeira disciplina a ser estudada é antropologia e educação escolar indigena que será ministrada pelos professores Babi fonteles e Cleber Saraiva abaixo cronograma de trabalho da primeira etapa.

Descrição do Conteúdo/Unidades 5.1. Carga
Horária
64 h
 O surgimento da Antropologia enquanto ciência.
 O processo de criação e organização das escolas Pitaguary,
Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé nas várias
comunidades.
 Contribuições da Antropologia para a compreensão dos
processos políticos-pedagógicos próprios da educação escolar
indígena.
 A Antropologia e suas contribuições na organização de escolas
orientadas às lutas indígenas, especialmente, a luta pela terra.
 Atividades de tempo-comunidade.
6. Metodologia de Ensino
- Fazer exposição de alguns temas;
- Desenvolver atividades de estudo de grupo;
- Leitura e análise individual e/coletiva de textos;
- Sessões de vídeo;
- Elaboração de Relatórios de Aula com intuito de registrar o percurso teórico feito e os
conteúdos dos encontros (aulas);
- Elaboração de “diário de bordo” e outras produções intelectuais dos cursistas.
7. Atividades do Professor-Cursista
- Coordenação, secretaria e co-gestão acadêmica e administrativa da etapa (disciplina);
- Leitura individual e coletiva de textos;
- Trabalhos em grupos;
- Elaboração de relatórios diários, em duplas;
- Elaboração de “diário de bordo” individual dos estudos realizados;
- Elaboração de uma “Carta dos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé
sobre a Educação Escolar Diferenciada”;
- Revisão dos Currículos das escolas, incorporando as questões estudadas na Disciplina,
especialmente a relação entre educação escolar diferenciada e luta pela demarcação da
terra indígena.
8. Avaliação (em preparação)
1. Marco político-pedagógico:
A avaliação nesta Disciplina tem como marco político-pedagógico o incentivo à autonomia
d@ estudante, expressa na produção das atividades sugeridas, o diagnóstico e a possibilidade
de reelaboração das atividades sugeridas.
2. Atividades:
a. Relatório de Aula
b. Seminários
c. Diário de Bordo
d. Apresentação de uma proposta de Currículo das escolas, incorporando as
questões estudadas na Disciplina.

1 comentário:

  1. Estive hoje pela manhã 11/09/2010 junto com a turma de Pedagogia de Pacoti no encerramento da disciplina Educação Indígena ministrada pela professora Conceição, visitando a comunidade indígena Kanidé no município de Aratuba. Aprendemos muitas coisas saindo do nosso pequeno e restrito "mundinho", gostaria de agradecer mais uma vez ao Diretor da escola indígena Elenilson e ao seu pai o senhor Cícero... e também ao meu novo amigo Luís que tem 14 anos e está no 8ºano, seu sonho é servir ao exécito. Destaco aqui como é importante conhecermos a realidade dos nossos povos, que estão tão próximos da gente e que muitas vezes nós nem damos ouvidos ao que eles têm a nos ensinar não só pelo seu excelente trabalho dentro da comunidade mas também pela grande lição de sociedade organizada e participativa. É uma pena nossos governantes serem tão mesquinhos e de pensamento pequeno no que si refere a apropiação legal daquelas terra que são por Lei pertencentes as várias famílias que há tempos vivem lá. Entretanto, essa comunidade vai muito além das "burrocrácias" que infelizmente dominam todas sociedade seja ela branca ou índia. Mais uma vez muito obrigado em nome de todos da turma de pedagogia de Pacoti e esperamos em breve podê-los visitar novamente.

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