segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tempo Comunidade Setembro 2012

Os alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio estiveram trabalhando toda a semana com o tema DROGAS, no qual tiveram aulas com os professores e palestras com pessoas da área de saúde.

Neste segunda dia 17 de junho, apresentação dos trabalhos realizado durante a semana, no qual se inicia como de costume com o ritual sagrado do toré “dança Indígena do povo Kanindé”.
O seminário se inicia com a música “E preciso saber viver”, no qual foi refletido, pela professora Ivonês Bernardo, abordando a questão das DROGAS na vida de um ser humano.


A primeira turma a se apresentar foi as turmas do 4º e 5º  ano, no qual apresentaram suas aprendizagens através de verso.

Trabalhos do Grupo:

    Versos 

Não vai fumar
Não vai fumar
Porque você tem
Uma família para alimentar.

Se seu pai fumar
Der um conselho
Para ele parar,
Para sua vida melhorar.

Se seu amigo lhe oferecer  cigarro diga que não
porque o cigarro e muito ruim  e vai piora seu pulmão.

Não vai fumar
Não vai fumar
Porque se você fumar
Você vai se viciar.

Meus amigos e minha amigas
Não usem nenhum tipo de droga
Porque se você se viciar
Sua vida vai piora.

Meu amigo não use droga
Porque se você usar
Sua vida
Pode até se acabar.

Minha gente, gente boa
Uma coisa eu vou falar,
A droga esta  em todo canto  em todo canto ela está.



Meu amigo escute o que eu vou falar
Se não parar
De utilizar o craque
O câncer vai lhe pegar.

Meu amigo
Escute o que vou lhe falar
Se não para de usar drogas
Uma doença grave vai pegar.

Craque e ruim
Craque e ruim demais
Se não se prevenir
Nunca vai ter a paz.

Nunca peque na maconha
Se não vai se viciar
E dela nunca
Vai se separar.

Você que um conselho
Para não se  prejudicar
É só não usar drogas
E a saúde vai bomba.

Tem gente que não sabe como se livra
Dos seus problemas e procura se livra
A droga é a pior conselheira
Que ele vai procura.

Você que um conselho
Eu vou te da,
Se não parar de fumar
Drogas você vai se viciar.



Não use craque
Porque ela tem efeito imediato
E em todos seus sentidos
Ela vai causar mau trato.

As drogas é um problema
Dentro de nossa nação
Mata gente e faz guerra
Mata sem ter precisão.

A maconha e ruim
A maconha e perigosa
Tira a vida das pessoas
Corajosas e preguiçosas.

Não use droga  se não
Vai fazer mal para seu coração
Prejudicando também
Até mesmo  o seu pulmão.

Não peque na maconha
 E nunca vá fumar
Se não
Pode ate  se viciar.

Meu amigo e minha amiga
 Não vá se preocupar
 A vida e muito bela
 Você deve aproveitar.

A Cocaína não e bom
Causa doença no pulmão
E acaba  levando
Você ao  chão.

Café com coca cola  misturada
Vira uma droga que pode lhe viciar
 Passando muito tempo
 Você não vai mais parar.

Droga é muito ruim
Quando começa a fumar
Apenas no cemitério
 Ela pode terminar.

A droga não e bom
Causa doença no coração
Se não tomar cuidado
Vai acabar no caixão.

Maconha e muito ruim
Maconha e ruim de mais
Quando a gente se vicia
 E duro voltar atrás.

Cocaína afeta o pulmão
Quem não tiver
Cuidado vai para
 Em um  caixão.

Quem usa anabolizante
Fica mais fortão
Quem não usar
Vai ficar com cara de sem noção.

Droga e muito ruim
Se na cidade ela chegar
A vida de muito jovens
Ela pode acaba

Amanha eu vou
Quando eu chegar
Eu começo a fumar
Quando eu termino eu vou brigar.

Minha gente,
Gente boa
Uma coisa eu vou dizer
Droga é ruim para mim e para você.

Droga nunca vou usar
Se alguém lhe oferecer
 Diga não!!
 E mande ir trabalhar

Escute o conselho que eu vou lhe dar,
Craque e perigoso
Podendo ate lhe matar

A droga faz muito mal
Por isso eu digo logo
Se não babau!!

Aqui eu vou finalizar
Um verso de arrepiar
Não use drogas
E nem vá fumar.
Drogas Não!!!!!!! 


A segunda turma a se apresentar foi as turmas do 6º e 7º  ano, no qual apresentaram seus trabalhos através de uma apresentação eletrônica, abordando os tipos de DROGAS, e suas causas e reações que as ela provoca ao corpo. Explicam também os problemas que as DROGAS está provocando a sociedade, e com podemos sair do mudo das DROGAS.

Trabalhos do Grupo:


Vida de viciado
Todo dia acordo cedo, só quero mim drogar, não tou nem aí pro que os outros vão falar, sempre roubo o dinheiro em qualquer lugar, eu só quero é fumar.
Só vejo a minha mãe tentando mim ajudar, mais não consigo lhe escutar, meus amigos sempre pedem para eu parar mais não consigo mim controlar.
A cocaína e a maconha é muito fácil de arranjar, por isso que ninguém consegue recusar , se alguém da minha família pudesse mim ajudar talvez conseguisse parar, mais como ninguém tenta mim ajudar como é que eu vou parar.
Levo vida de viciado uso muita droga, sei que um dia vou morrer de tanto usar mais não consigo mais parar. é o jeito vou me viciar.


A terceira turma a se apresentar foi as turmas do 8º e 9º  ano, no qual apresentaram  suas aprendizagens através de músicas, uma alerta para não usar DROGAS, um momento que todos os alunos participaram, cantando num ritmo só.  






A quarta equipe a se apresentar foi aa turmas do ensino médio, no qual apresentaram uma peça teatral.

PEÇA TEATRAL
Personagens:
PEDRO garoto drogado (Edvan)
LAURA namorada de Pedro (Camila)
EMILE amiga de Laura (Izakelly)
MICHELE mãe de Laura (Arialda)
JAIRZÃO traficante (Wagner)
CEZINHA matador (Paulo Sergio)
ARNALDO pai bêbado de Laura (Carlos Leoni)
MARCÃO capanga de Jairzão (Antônio Jose)

Um Exemplo em Minha Vida

NARRADOR: Tudo começa em um pequeno bar da cidade de Aratuba. Enquanto Laura e alguns amigos conversam e se divertem, Arnaldo pai de Laura, totalmente bêbado, chega ao bar e arma a maior confusão com a filha, xinga a garota que fica morrendo de medo e vergonha.
Laura tenta se defender de seu pai, Pedro que passava por ali, vê a situação e entra na briga para defender  aquela desconhecida que acabaria sendo sua namorada.
Tempos depois, ao conviver mais com Pedro, Laura acaba descobrindo coisas que jamais teria imaginado acontecer, a bela jovem acaba descobrindo que seu namorado era usuário de drogas ao passar por um beco, já conhecido por boca de fumo, e depara-se com seu namorado já sob o efeito da droga e acabam discutindo.
Em certo momento Laura sai correndo, chorando, liga desesperada para a amiga Emile que vai ao encontro da dela que aconselha Laura a desistir de Pedro. As duas discutem e saem para lados diferentes.
Ao chegar em casa, Emile entra correndo sem falar nada, sua mãe fica preocupada e tenta conversar com a filha. A mãe não quer que a filha siga seu exemplo, um marido bêbado e violento.
Laura e a mãe decidem convencer Pedro a ir para uma clinica de reabilitação se tratar.
Laura consegue levar Pedro para a clinica.
Dois meses depois Pedro convence Laura a tira-lo da clinica.
Ao sair da clinica, Pedro encontra seus “amigos” que o convencem a voltar às drogas.
Após um período, Pedro vai se tornando mais viciado, fica devendo uma grande quantia a um traficante chamado JAIRZÃO. Irritado com a divida, Jairzão manda Marcão, um de seus capangas cobrar a divida, mas como Pedro não tem o dinheiro ele dar uma semana de prazo a Pedro.
Infelizmente Pedro não consegue o dinheiro, quando Pedro esta na casa de Laura, Marcão e outro comparsa chega para pegar o dinheiro, Pedro se desespera e pede mais uns dias de prazo, eles concordam, porem, quebram toda a casa de Laura.
Dois dias depois, quem vai cobrar a divida de Pedro é Cezinha, matador profissional de Jairzão. Ao chegar à casa de Laura, onde passava uns dias. Estando em casa, Pedro e Laura escutam a campainha tocar.
Laura abre a porta e depara-se com Cezinha.
Pedro se desespera e discute com Cezinha.
Cezinha se irrita e atira em Pedro.
Ao ver seu namorado ferido, Laura agarra Pedro, agonizando de dor.
Pedro pede perdão a Laura por a ter feito sofrer tanto.
Ao ver a cena, Cezinha sai correndo e desaparece, ninguém nunca mais viu ou ouviu falar dele.

MORAL DA HISTÓRIA: Amigos de verdade cultivamos. Amigos que não valem a pena, ignoramos. Cuide de sua vida e não entre nessa.  Droga mata. Droga é roubada, sai dessa, vaaaaaza.

TURMAS: 1º e 2º Ano do Ensino Médio.









Sem comentários:

Enviar um comentário