domingo, 22 de abril de 2012

Jogos tradicional do povo kanindé

Festa na aldeia Balança, local sede da V edição dos jogos tradicional do povo kanindé, com a participação dos índios kanindé, da aldeia Fernandes e aldeia Balança. Com inicio as 08:00 da manhã com o ritual sagrado para buscar força dos encantados da natureza, e pedir benções para o dia de festa.

   
 
 
A V edição dos jogos indígenas tradicionais do povo kanindé nesta edição de 2012 foi um sucesso, a participação dos atletas foi maciçamente contemplada dentro das diversas modalidades esportivas existentes na edição dos jogos.

      As lideranças indígenas um agradecimento especial por terem fortalecido na realização deste momento tão importante no fortalecimento da cultura indígena kanindé, a presente edição começou com a apresentação cultural dos alunos da escola indígena kanindé de Fernandes com musicas cantadas em tupi, logo após todos se reunião em uma grande roda e entoaram a dança do toré com cânticos "musicas" puxadas pelo cacique e pelo pajé e as lideranças indígenas presentes no momento fortificando e fortalecendo a espiritualidade dos indígenas para começarem bem as atividades esportivas do dia.

 
A V edição dos jogos indígenas tradicionais do povo kanindé e as próximas edições que certamente virão nos anos posteriores nunca terão um caráter de disputa de rivalidades entre as comunidades indígenas do povo kanindé, a ideologia de "jogos" sempre foi reunir toda a comunidade indígena kanindé e degustar um momento onde o espirito esportivo seja demonstrado através da união entre todos, a valorização e o respeito pela diversidade cultural do povo indígena kanindé e que seja amplificada através de uma desportividade diferente de outras pois para os kanindé quem compete não perde todos ganham, pois todos somos irmãos,unificados e pela força de pai tupã as energias são fortificadas.


   
   Nas comemorações dos índios kanindé poderam receber a presença do prefeito municipal de Aratuba Dr: Julio césar Lima Batista que esteve prestigiando as festividades dos índios kanindé bem assim como também a presença da liderança indígena pitaguary de Pacatuba Rosa pitaguary que também veio prestigiar a V edição dos jogos tradicionais indígenas kanindé.


      A premiação na V edição dos jogos indígenas tradicionais do povo kanindé foi colocada da seguinte forma: não teve disputa de primeiro, nem de segundo e nem muito menos de terceiro lugar, foi dado um troféu que representava a cultura indígena kanindé para cada comunidade indígena pelo empenho, disciplina e principalmente pela respeito e a valorização da cultura e um troféu foi entregue a equipa de futebol que se sobressaiu melhor nos jogos.


  Participação dos guardiões da memória kanindé   
              
  "A gente nasce, a gente vive, a gente morre, mas nosso povo sempre viverá nessa terra".

Texto: Suzenalson da Silva Santos, coordenador dos jogos tradicional do povo kaninde, e Professor Escola Indígena Kanindé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário