quarta-feira, 30 de setembro de 2009

INCLUSÃO DIGITAL


BUSCANCANDO NOVOS CAMINHOS NO APRENDER INDÍGENA

A presença das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) no campo educacional já não é mais motivo de contestação ou mesmo rejeição por parte de educadores e principalmente de alunos. Podemos até mesmo dizer que a ênfase atual é procurar cada vez mais descortinar novas possibilidades para a educação com o uso destas tecnologias, o que tem demandado uma atenção e investigação crescente de pesquisadores e estudiosos em geral. Dentro da variedade do campo educacional, o uso das TICs tem promovido mudanças tanto no modo de fazer, incidindo diretamente nas metodologias de ensino, como também na própria concepção inerente ao fazer pedagógico, implicando em novas concepções. A formação de professores também vem sendo atingida pela presença das TICs sendo inclusive alvo de políticas específicas, com a oferta de cursos e mesmo programas de formação. Este fato se deve à percepção de que as mudanças no campo educacional passam pela prática do professor e que este ocupa lugar de destaque no processo de ensino aprendizagem. Mesmo podendo considerar recente o uso das TICs na educação, já é possível vislumbrar alguns impactos que apontam para mudanças significativas no campo educacional.

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