Formatura histórica para os indígenas do Ceará
A noite do dia 02 de agosto de 2016 foi marcada com a solenidade de colação de grau da Universidade Federal do Ceará. Dos 74 indígenas das etnias Pitaguary, Tapeba Kaninde de Aratuba Jenipapo kanindé e Anacé que concluíram o curso de licenciatura intercultural indígena LII PITAKAJA, 11 são da etnia kaninde de Aratuba, sendo 9 residentes da aldeia Fernandes localizada no município de Aratuba Ceará, e 2 da aldeia gameleira localizada no município de Canindé Ceará. O momento foi marcado com muita festa e alegria por todos os participantes do evento, sendo registrado o fato histórico de uma formatura com a dança do ritual sagrado do toré.
Foram muitas semanas de estudos longe de casa, família, aldeia, porém neste dia essa etapa foi finalizada para esses 74 indígenas, que agora passam a buscar novos horizonte e colocam em pratica todo o aprendizado adquirido nesse percurso. "Temos terra e direitos também temos muita fé, somos índios do Brasil somos índios kaninde" (Reginaldo kaninde)
Salve a Escola Kanindé! Salve o Museu Kanindé!
ResponderEliminarCacique Sotero, seu irmão Cícero, seu filho Suzenalson e sua neta Antônia são referências importantes para o mundo Kanindé, bem como para o mundo dos museus e da memória social e do patrimônio cultural. Viva! O sagrado atravessa o Museu, o prático atravessa o Museu, o poético, o belo e o artístico também atravessam o Museu. Viva!