sexta-feira, 3 de junho de 2011

TEMPO COMUNIDADE MAIO 2011


Projeto tempo comunidade 10 a 13 de maio de 2011 Povos indígenas do ceará.

TEMA: Povos Indígenas do sertão
TURMAS: 4º ao 9º ano turno tarde.


         A população indígena da região sertão esta localizada na região norte do ceara, Crateús e monsenhor Tabosa. Povo tapuia povo de língua travada não é um povo só mais uma diversidade de povos, vários povos diferentes que foram chamados de tapuias pelos índios do litoral os Tupy os portugueses também passaram a chamar os povos do sertão de tapuias por causas dos tupis. Os tapuias tinham coisas em comuns e falavam línguas diferentes por serem vários povos, eram nômades. Os tupis dominavam técnicas de cerâmicas e agricultura assim ficavam em locais fixos diferente dos tapuias os tapuias conheciam mais não dominavam principais etnias e povos não existe tapuia. Tapuia é uma designação criada pelos colonizadores para os povos que não eram Tupy.

        Em 1654 com as doações de sesmarias faixas de terras doadas para os colonos em terras que tinham índios próximo ao rio Jaguaribe e Acaraú para a criação de gado da se inicio das guerras contra os povos do sertão um desses  povos eram a  nação paiacu e a nação jandui esses dois povos eram parentes entre si e  de outros povos  como  jenipapo, os kaninde vem do  povo jandui, kaninde e o nome de um rei que foi muito poderoso e chegou a fazer um acordo com o rei em 1692.

      Os paiacus foram obrigados a trabalhar nas fazendas e ate mesmo  lutar  contra seu próprio povo a partir do século 19 passou se a dizer que não se tinha mais índios   a partir do ano de 90 passou a se organizar os povos indígenas do sertão município principal Crateús e Monsenhor Tabosa, Quiterionopolis e Poranga Crateús cinco Tabajara Kalabaça Potiguara Kariri e Tupinambá  Poranga Tabajara e kalabaça  povos monsenhor Tabosa são quatro  Tabajara Potiguara Gavião e Tubiba-Tapuia Quiterionopolis Tabajara Novo Oriente Potyguara Tamboril Potiguara Tabajara.


        Os povos de Crateús tiveram apoio forte da igreja eles vivem na cidade situações e problemas da cidade cinco grupos indígenas lutando por saúde terra e educação o povo tupinambá há dois anos perdeu seu Sebastiao tupinambá que morreu com 113 anos ele veio do interior de Pernambuco. Os kariri povo tapuia abitava do sul do ceara ao norte da Bahia e foram aparecer em Crateús famílias que migraram por causa das tomadas de terra para Crateús e as famílias se juntaram lá e formaram a associação indígena kariri de Crateús povos do Sertão vem dos grupos jandui e paiacu o povo kaninde seguiu o rio banabuiu e chegou a Aratuba tradição indígena do sertão. Os povos do Sertão foram os que mais sofreram, pois foram os que mais resistiram lutas guerras para poderem sobreviver todos os povos tem historias de perseguições que são transmitidas de geração em geração.

1994 1º assembleia em Poranga quatro povos do litoral Tapeba, Pitaguary, Jenipapo e Tremembé com os povos do sertão.

 “Ser índio é conhecer a historia lembranças memorias e praticar seus costumes e tradições”.
TEXTO:Francisco Reginaldo da Silva Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário