terça-feira, 21 de junho de 2011

CURSO DE ARQUEOLÓGIA INDÍGENA


Curso de Arqueologia Indígena
         com mapeamento de lugares sagrados


A escola kanindé está recebendo um curso de Arqueologia indígena, com mapeamento de lugares sagrados para alunos, com a Professora Danielle  Portela, Historiadora e Arqueóloga (UFPE), Especialista em Cerâmica Pré- Histórica).

   Se inicia com a apresentação da professora e dos participantes, no qual os alunos falaram do curso de inventario participativo do museu indígena kanindé. Logo após a professora explica o que significa Arqueologia e o que ela estuda.





    O QUE ESTUDA A ARQUEOLOGIA

Pontas de flechas com pedra


A arqueologia nada mais é do que a disciplina que estuda as culturas e os modos de vida do passado fazendo analises a partir de analise de vestígios materiais, sendo uma ciência social que estuda as sociedades podendo ser tanto as que ainda existem quanto as já extintas através de seus restos de materiais.
Faz parte do seu estudo também os estranhos sinais gravados ou pintados nas pedras misturando com terra, podendo ainda ser fragmentos de pedra que parecem iguais a todas as outras pedras, vai estudar as pedras, os fragmentos de cerâmica, as pinturas e gravações feitas nas paredes. 

Arqueologia vem do grego Archaiôs que significa Antigo e Mais LOGOS que é conhecimento, enfim o sentido é o estudo do que é antigo, mas com o desenvolvimento que está cada vez mais avaado consegue tirar mais conclusões. A arqueologia tem como objetivo reconstituir culturas humanas a partir de teorias, métodos e técnicas específicas, a cultura humana que tentamos reconstruir e interpretar.
A investigação arqueológica relaciona fundamentalmente à pré-história e às civilizações de antiguidade ao longo do último século a metodologia arqueológica, a investigação não é a recolha de artefatos de durante uma escavação ou somente a pesquisa bibliográfica, o contato humano é muito importante.













Sem comentários:

Enviar um comentário