Curso de Arqueologia Indígena
com mapeamento de lugares sagrados
A escola kanindé está recebendo um curso de Arqueologia indígena, com mapeamento de lugares sagrados para alunos, com a Professora Danielle Portela, Historiadora e Arqueóloga (UFPE), Especialista em Cerâmica Pré- Histórica).
Se inicia com a apresentação da professora e dos participantes, no qual os alunos falaram do curso de inventario participativo do museu indígena kanindé. Logo após a professora explica o que significa Arqueologia e o que ela estuda.
O QUE ESTUDA A ARQUEOLOGIA
Pontas de flechas com pedra |
Faz parte do seu estudo também os estranhos sinais gravados ou pintados nas pedras misturando com terra, podendo ainda ser fragmentos de pedra que parecem iguais a todas as outras pedras, vai estudar as pedras, os fragmentos de cerâmica, as pinturas e gravações feitas nas paredes.
Arqueologia vem do grego Archaiôs que significa Antigo e Mais LOGOS que é conhecimento, enfim o sentido é o estudo do que é antigo, mas com o desenvolvimento que está cada vez mais avançado consegue tirar mais conclusões. A arqueologia tem como objetivo reconstituir culturas humanas a partir de teorias, métodos e técnicas específicas, a cultura humana que tentamos reconstruir e interpretar.
A investigação arqueológica relaciona fundamentalmente à pré-história e às civilizações de antiguidade ao longo do último século a metodologia arqueológica, a investigação não é só a recolha de artefatos de durante uma escavação ou somente a pesquisa bibliográfica, o contato humano é muito importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário