sexta-feira, 29 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS TEMPO COMUNIDADE

Apresentação dos trabalhos do tempo comunidade do mês de Abril, no qual o tema abordado foi "TORÉ", onde os alunos produziram textos e músicas indígenas.

Wisllandya; falou que a importância do Toré para ela é um ritual sagrado, agente sente a força da terra e agente está se comunicando com Deus.
Temos que dançar o toré, todos os dias por que é um ritual sagrado. Quando dançamos o Toré nos sentimos com a força do Deus Tupã.

Evandro; falou que a importância do Toré, para ele é muito bom para mim por que quando eu danço o Toré com os pés descalços mim dar força e também mim dar coragem para estudar e quando eu começo a estudar eu aprendo alguma coisa o Toré é um ritual sagrado que eu danço.

Camila; O toré é muito importante na minha vida pois o Toré dar força para as coisas que quero conquistar em minha  vida. Toré é uma dança típica e que essa dança siga sempre assim, com dignidade e carinho passando de geração para geração.

Alenice;  O tore e um ritual  sagrado para todos e ele pra mim e um ritual em que agrada
Ao deus tupã e quando dançamos sentemos firmezas com força  da terra e quando paramos de dançar ficamos mais forte alegres e contentes
O tore e um ritual sagrado para o povo kaninde.

Josueldo; O toré é uma dança que nos fortalece a cada dia mais para que continuem  a nossa luta pela identidade e pelo passado indígena ou seja a historia do nossos antepassados hoje ainda não recuperamos todo a nossa historia mais o tore pode nos ajudarmos a aprender melhor  nossa historia dos kaninde
Enquanto danço o tore eu sinto a batida do tambor e a balança da maracá  sinto a força usando  para pronuncia cada palavra de uma musica do povo kaninde sinto também a força da terra.

Antônia: o toré e um ritual sagrado,e nele ela sente a força da terra, do ar e da natureza.   o toré e uma cultura é algo de grande valor para nós. O toré tem grande importância cultural para todos nós índios. Já para a comunidade é uma herança deixada pelos nossos antepassados e um ritual sagrado dançado pelos índios.        



Sem comentários:

Enviar um comentário