terça-feira, 3 de julho de 2012

Tatu Peba



Nome popular: Tatu peba

Nome científico: Euphractus sexcintus


Habitat: lugares áridos 

Hábitos alimentares: : plantas e insetos.

Reprodução: 60 a 65 dias de gestação.

Período de vida: 18 anos

 Mede em média de 40 a 95 cm cabeça e corpo, cauda com 12 a 24 cm e pesa em torno de 3.2 a 6.5 kg. A coloração predominante é o laranja e o marrom. 

A maioria dos indivíduos possui pêlos em quantidade razoável que servem de proteção. Esta espécie tem a cabeça pontuda e achatada, e o corpo possui de seis a oito faixas que se movimentam. 

 Sua toca é cavada com uma profundidade aproximada de 2 m, nos campos mais áridas que consistem seu habitat. Sempre defecam no mesmo lugar e do lado de fora da toca. A dieta consiste em plantas e insetos; são solitários, e abundantes em plantações, causando grandes prejuízos, pois se alimentam de brotos de milho e outras plantas.
Atingem a maturidade com 09 meses. A fêmea possui um tempo de gestação de 60 a 65 dias. 


 Tatu Peba com Filhotes, que se reproduziu na aldeia


Encerramento 1º semestre

Encerramento das aulas 1º semestre da escola Indígena Kanindé, (27-06).

 Como já é de tradição na escola reservar esse dia, como também os índios kanindé respeitam esses dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, costume herdado dos mais velhos da comunidade.
Na escola  esse dia é de festa, pois temos apresentações de cordéis, falando desses dias festivos, barracas com comidas típicas da comunidade, brincadeiras e dança de quadrilha.